18 de novembro de 2013

HORA DA HISTÓRINHA

oi aqui está mais um conto dos utensilhos da mulher moderna...

ERA UMA VEZ...ESMALTE...


O hábito de embelezar as unhas não é novo; os antigos egipcios já as  coloriam com henna e os chineses e japoneses  usavam  vários extratos de plantas medicinais, purê de rosas, petalas de orquideas misturados com Alumen (hidratado de potassio- aluminio sulfato - alum depotassio)
Usaram tambem goma arabica com clara de ovo, gelatina e cera de abelhas.

No século 19,  já havia livros que continham instruções para fazer a pintura de unhas. O estigma contra qualquer forma de cosméticos era muito forte e a maioria das mulheres simplesmente lustravam suas unhas com cremes e pós coloridos. 


Cuidados para as unhas incluíam massagem com manteiga de cacau, vaselina ou azeite sobre elas para o brilho e saúde.
  Uma mistura composta de óxido de estanho, Carmine, azeite de lavanda e óleo de bergamota, também podia ser misturado e aplicado por manicures.


Um dos produtos  mais vendidos   na época  foi o famoso Hyglo Graf

as mulheres ainda usavam lustrar  em vez de pintar, procurando  massagear com pós coloridos e cremes tornando as  unhas,  brilhantes.

Em 1925, estudos que desenvolviam pinturas para carros (até então só exisitiam pretos e marrons) serviram de inspiração para os esmaltes  tal como o conhecemos hoje.

No inicio dos anos 30, as mulheres pintavam apenas o centro das unhas e com um lapis  branco  passava na meia lua  e deixavam  a ponta nua.
                                                           
O revolucionário "creme do esmalte" veio da pequena empresa  Elka , com sede em Newark, New Jersey, e era fornecedora de esmaltes  para salões de beleza para quem Charles Revson  começou a trabalhar como representante de vendas em 1931. Charles Revson e seu irmão mais velho Joseph eram distribuidores. Dentro de um ano,  Charles Revson decidiu abrir sua própria empresa  entrando em parceria com seu irmão e um quimico chamado Charles R. Lachman - da Chemical Company Dresden,  (fabricante atacadista e distribuidor  de polimento de unha ) que contribuiu com o "l" ao nome da Revlon. . Revlon foi constituída em 01 de março de 1932. - Revlon Nail Polish Corporation

O esmalte para unha foi o primeiro item de beleza da Revlon. Cremoso  e de longa duração, devia sua superioridade ao uso de pigmentos, o que tambem permitiu uma maior gama de tons vermelhos. Foi uma melhoria em relação a outros fabricantes.





Batons correspondentes às  cores das unhas

A Revlon é frequentemente citada como tendo inventado a idéia de combinar cores de  lábio e unhas,
mas não é bem assim - Cutex, a maior concorrente da Revlon, tinha sugerido essa ideia em 1932, e vendeu batom correspondente a cores de esmaltes por meados dos anos 30 (Revlon não vendia batons naquela época) .





























A Revlon popularizou o conceito a partir de 1939-40, quando batons foram adicionados à sua linha

















No Brasil as marcas mais antigas que conheço são a Colorama  (60 anos) e  a Risqué  e Big Universo(40 anos).
Mas a cada dia  surgem mais empresas com propostas inovadoras e quem ganha somos nós que amamos  esmaltes.  Temos pelo menos 30 marcas de esmaltes no mercado nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizações do Instagram

4a7a77e89f455a29959ac2e87d13e70a
Topo